[NEWS] Rap Monster responde acusações de plágio

12347576_768377169935683_8256471044919445700_n

Na semana passada, uma notícia pegou os fãs do BTS de surpresa; Rap Monster, líder do grupo, não foi só acusado de plágio como admitiu tê-lo realmente feito.

Nós já comentamos aqui na BTSBR como acusações de plágio no meio do K-Pop são frequentes, tanto internamente quanto envolvendo artistas internacionais. Inclusive, BTS se envolveu em uma dessas polêmicas recentemente (https://goo.gl/lMNNFD). Dessa vez, o usuário do Twitter @wevebeenhere, um músico amador, utilizou sua conta na rede social para acusar publicamente Rap Monster de ter roubado um dos seus versos.

@wevebeenhere demonstrou através de tweets raivosos o quão revoltado estava. Ele disse, “Eu odeio pessoas que pegam linhas que representam a vida de outras pessoas e usam isso como se fossem suas. O que eles ganham com isso? Eu fiquei furioso quando aqueles por quem torço foram feitos de vitimas de tais ações e eu não vou desistir do meu trabalho de jeito nenhum. Eu tweetei a linha ‘Eu vou me tornar seu sublinhado porque você é importante’ em meados de 2014. Um amigo meu do Twitter me informou sobre isso hoje e eu estou sem palavras. Rap Monster escreveu essas letras. Ele fez isso mais de uma vez”.

O trecho citado em especifico faz parte do rap do Rap Monster na participação especial que ele fez na música “U”, do Primary. @wevebeenhere ainda acusou o ídolo de ter roubado uma frase do ‘Radio Boy’ (@radiordinary) e utilizado na mesma música.

No momento em que as acusações aconteceram, o líder do BTS estava em Hong Kong para o MAMA 2015, mas ele não deixou de esclarecer a situação e publicar uma nota de desculpas, em que escreveu:

“Olá. Aqui é o Rap Monster. Atualmente eu estou em Hong Kong para o MAMA. Hoje é um dia muito importante para o BTS, mas eu estou escrevendo porque acho que isso é uma coisa muito importante e eu preciso resolvê-la eu mesmo.

Mais cedo nessa manhã, um conhecido me contatou e me falou sobre a questão envolvendo a origem das minhas letras.

Primeiramente, eu realmente sinto muito. Mesmo que eu tenha acabado de começar a criar, eu sou apenas mais um criador que passa por muitas dificuldades. Eu não consigo escrever música por mera estimulação interna, então eu pego inspiração de conversas com amigos, livros que gosto, filmes, entrevistas, e cartas de fãs. Eu escrevo nas notas do meu celular os sentimentos e frases que causam impressão em mim. A maioria é esquecida ou apagada, mas depois de ouvir as críticas hoje eu percebi que eu estava inconsciente do erro que cometi. Sem saber a origem e sem lembrar claramente, eu descuidadamente trabalhei pensando apenas em ter que finalizar canções.

Isso tudo é minha culpa. Eu acho que qualquer pessoa se sentiria naturalmente ofendido se tivesse escrito uma expressão especifica primeiro e depois ter visto minhas letras. Eu vou tentar contatar todo mundo e assumir responsabilidade pelo que fiz.

Mais uma vez, eu peço desculpas as pessoas que apontaram essa situação e aos que ficaram machucados. Eu sinto muito e agradeço aos fãs que sempre me apoiam, apesar dos meus defeitos. Eu vou me tornar uma pessoa que pensa na responsabilidade de ser um criador antes de pensar nas dificuldades de criar.

Eu gostaria de me desculpar de novo com todo mundo que causei problemas.”

Rap Monster ainda pediu para que @wevebeenhere e @radiordinary o seguissem para que pudesse conversar por mensagens diretas e resolver essa controvérsia. Ambos os usuários seguiram a conta oficial do BTS no mesmo dia.

Fonte; allkpop, koreaboo e soompi
Texto; Carol @ btsbr

Faça um comentário

